Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Edgardo Pacheco

Os bois são nossos, os louros espanhóis

Os bascos compram os bois em Portugal e depois mandam-nos os bifes a 50 € o quilo.

Edgardo Pacheco 1 de Abril de 2016 às 00:30
Nada tenho contra os estrangeiros que valorizam matérias-primas portuguesas que nunca mereceram a nossa atenção. Espertos são eles, tontos somos nós. Aliás, em matéria alimentar, a instituição que mais fez pela nossa educação é uma conhecida cadeia de distribuição espanhola. Agora, há coisas que não deixam de irritar.

Há dois anos, causou ruído no setor da restauração e da crítica gastronómica o facto da revista francesa ‘Le Beef’ ter eleito os bifes da empresa basca Txogitxu como a melhor carne de vaca do Mundo. Na capa, três bifes altos da vazia e raiados de gordura que faziam salivar qualquer fanático por carne de vaca.

Como em matéria de bovinos os espanhóis sabem mais do assunto a dormir do que nós acordados, toda a gente imaginava que a carne seria espanhola. Mas não. Há carne espanhola, é certo, mas quando a empresa Txogitxu quer mostrar produto de qualidade vem ao Norte de Portugal comprar bois velhos.

Perguntarão os leitores: mas os senhores bascos fazem isto às escondidas? Qual quê! Têm tanto orgulho na sua esperteza que até criaram um pequeno vídeo onde mostram como negoceiam a compra de bois velhos em Portugal (está tudo aqui em https://vimeo.com/148086583) para satisfazer o palato dos participantes na XI Jornadas Gastronómicas del Buey, em Madrid.

Quer dizer, nós criamos os animais, eles levam-nos para o País Basco, mandam a melhor carne para todo o Mundo (alguma até regressa a Portugal já em bife a 50 € o quilo…) e ainda ficam com a fama mundial. Que os espanhóis fazem flores com os nossos porcos pretos, isso já é velho. Agora, com vacas, não sabia. Mas, em rigor – e isto é que é triste –, cá não saberíamos tratar e valorizar carne desta qualidade.
Le Beef Txogitxu Norte de Portugal Portugal XI Jornadas Gastronómicas País Basco Mundo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)