Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Eduardo Cintra Torres

As audiências como nunca as vê

A informação sobre audiências costuma resumir-se à parte que cada canal tem, o share. Parecem vitórias diárias, mas o retrato é incompleto.

Eduardo Cintra Torres 2 de Dezembro de 2016 às 00:30

































A audiência dos canais generalistas entre os mais novos é um desastre: menos de metade de cabo e outros entre os 4 e os 14 anos e pouco mais de metade entre os 15 e os 24 anos. Só ultrapassa cabo e outros nos portugueses com mais de 44 anos.


































Desastre total: a RTP 1 tem metade ou menos da audiência da SIC ou TVI entre os portugueses dos 4 aos 14 anos. A RTP 2 atrai-os um pouco, mas ainda assim menos que a RTP 1. A RTP quase não existe para essa audiência: só 5% vê a RTP 1 e 3% a RTP 2.


































A pirâmide de idades da RTP 1 é a mais desequilibrada: a audiência no grupo acima dos 74 anos é mais de nove vezes superior à dos miúdos. A da TVI apenas 3,3 vezes mais e a SIC apenas o dobro. A programação da RTP 1 é menos universal que a dos concorrentes.


































Este ano, pela primeira vez, a audiência dos generalistas entre os mais de 80% que têm TV paga é igual à do cabo. Quer dizer, os espectadores vão criando o hábito de ver as alternativas aos generalistas. A revolução é subterrânea. Terá consequências.


































Marques Mendes, cada vez mais o porta-voz oficial de Marcelo Rebelo de Sousa, dá-nos pistas: domingo disse que o presidente não voltará a imiscuir-se na vida interna do PSD, mas ficou claro que quer mudança depois das autárquicas. Isto é: imiscui-se.


































Desta vez não trago gralhas, que tanto palram nos rodapés. Trago um erro. A SIC diz que Fernando Medina se "recandidata" à presidência da Câmara de Lisboa. Ora como é que se "recandidata" se nunca se candidatou antes? Chegou lá por empurrão de Costa.

RTP SIC TVI Marques Mendes Marcelo Rebelo de Sousa PSD Câmara de Lisboa Sócrates televisão
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)