Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Eduardo Cintra Torres

Eu grito, tu gritas, ele grita

Esta gente que vomita futebol não sabe que o microfone serve para não ter de berrar? Já para não falar em boa educação e civilidade.

Eduardo Cintra Torres 28 de Outubro de 2016 às 01:45
"Diga um! Diga um!" O gritador portista de futebol na TVI24 berrava para o gritador benfiquista no programa. "Diga um! Diga um!" O outro gritador acabou por berrar também. O gestor da gritaria no programa deixou-os berrar. Um dia deixa-os matarem-se.

Nesse programa, ‘Prolongamento’, a TVI 24 inseriu publicidade no ecrã. Se for por aí, a TV arrisca-se a ser uma mistela de anúncios e programas. A colocação de anúncios em excesso degrada os media. No caso em si, não afecta nada. Já era mau à partida.

Obama de novo em talk show. De política, nada. Só afectos, à maneira americana. Quase no fim, Obama deixou-se aparecer com flores digitalizadas na cabeça. Noutro talk show, Trump deixou-se afagar no cabelo. Se é para os afectos, aprendam com Marcelo.

Siza Vieira voltou aos seus quatro projectos de habitação social. No Porto, Haia, Veneza e Berlim visitou casas e ouviu habitantes. A SIC transformou quatro documentários feitos em Maio numa reportagem feita sem pressas e rodriguinhos. E muito bem.

A TVI entrevistou Costa em dois episódios. No ‘Jornal das 8’ e depois na TVI 24, a pastelada durou mais de uma hora. A entrevista foi gravada e aparada, quebrando uma prática em entrevistas a primeiros-ministros. Abdicando do directo, favoreceu Costa.

Na competição As Melhores Gafes nos Rodapés Televisivos, esta candidata-se a um bom lugar. Quem escreveu não conhece a palavra "vandalizado" e "carro de transporte de passageiros" é, por lei, um táxi. E, no caso, era um Uber. Um rodapé escandalizante.

Lusa
Ao contrário da RTP, a agência de notícias Lusa é o único serviço público de informação sem concorrência, porque os privados desistiram de possuir a sua. Está onde os outros media não estão, nomeadamente nos países lusófonos e em eventos no País. É, por isso, insubstituível. O "orçamento de esquerda" diminui-lhe o orçamento e favorece a RTP. Diz-me o que pagas, dir-te-ei o que és.

Dormindo
O Google – que é o Dono Disto Tudo – acordou com a CBS transmitir os canais de TV desta operadora no Youtube. Negoceia no mesmo sentido com a 21st Century Fox e a Walt Disney. O Youtube competirá com as operadoras de cabo, baixando preços. Não interessa em que ecrã se vê, interessa aceder aos conteúdos. O Mundo gira depressa. Por cá, políticos e até o mercado parecem dormir na forma.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)