Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Fernando Calado Rodrigues

Redenção na prisão

Três reclusos produziram 16 mil hóstias para o Congresso de Génova.

Fernando Calado Rodrigues 16 de Setembro de 2016 às 01:45
Não falta quem pense que tudo o que se faz com os reclusos é tempo perdido. Todavia, continua a haver quem acredite que o tempo de reclusão pode transformar-se numa oportunidade de conversão.

Foi com esta convicção que a Fundação ‘Casa dello Spirito e delle Arti’ pôs três reclusos, que cumprem penas pesadas por homicídio, na cadeia de alta segurança de Milão, em Itália, a produzir hóstias.

Ciro, Giuseppe e Cristiano, em abril, levaram pessoalmente ao Papa Francisco 12 mil hóstias. "Entregámos ao Santo Padre o fruto do nosso trabalho e da nossa redenção. Jesus, presente com o seu corpo na Eucaristia, mudou o nosso coração e hoje podemos testemunhar a todos que a Misericórdia de Deus é possível para todos, até para quem – como nós – tenha cometido crimes horrendos", disseram então ao sítio ‘Vatican Insider’.

Durante o mês de agosto, as mesmas mãos que antes tiraram a vida produziram agora 16 mil partículas que serão consagradas no Congresso Eucarístico que decorre, desde ontem e até domingo, na cidade italiana de Génova.

Hoje, na cadeia de Bragança, conclui-se uma sessão da Novahumanitas denominada ‘Descobre-te a ti mesmo…’. Esta formação pretende ajudar cada participante "a iniciar um processo de autoconhecimento e de crescimento pessoal que o conduza a uma maior liberdade e plenitude de vida". É a primeira vez que é ministrada em contexto prisional.

Ao longo de quatro dias, guiados por Maria dos Anjos, com os seus "78 anos de juventude acumulada", homens amargurados e angustiados fizeram a experiência de, talvez pela primeira vez, entrar em si mesmos. Descobriram que, para além dos seus defeitos e falhas, também são habitados por valores e potencialidades. Sentiram o desejo de mudar as suas vidas. Oxalá o consigam, para que também eles se convertam em testemunhas de que, apesar de tudo o que se possa ter feito, é sempre possível mudar de vida.
Milão Itália Ciro Giuseppe Cristiano Papa Francisco Santo Padre Vatican Insider reclusos prisão religião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)