Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco J. Gonçalves

Tribalismo político

A política não é atividade que favoreça a lucidez e a racionalidade.

Francisco J. Gonçalves 16 de Agosto de 2017 às 00:30
A política não é atividade que favoreça a lucidez e a racionalidade. Em política tendemos a ser tribalistas, o que significa que "temos tendência para assumir que o nosso grupo [ideológico] é bom e justo e que os membros de outros grupos são maus, estúpidos e injustos".

Jason Brennan diz ainda, no livro ‘Contra a Democracia’, que "o nosso compromisso com a nossa equipa pode sobrepor-se ao nosso compromisso com a verdade ou com a moralidade".

Não será de admirar, pois, que, mesmo se nos EUA vierem a morrer mais pessoas em distúrbios racistas a sua tribo rejeite que Trump pactuou com racistas. Haverá até quem garanta que nunca foi apoiado pelo Ku Klux Klan (KKK).

Em fevereiro de 2016 David Duke, antigo líder do KKK, deu apoio a Trump e no final do ano o jornal do grupo fez outro tanto. Então, como agora com os confrontos racistas de Charlottesville, Trump só a contragosto se demarcou. Mas o tribalismo que o protege não deve levar Trump a esquecer-se que o tribalismo oposto também ficará mais violento.

Esta é uma daquelas alturas em que outros terão de falar pelo presidente, pois Trump tem o fanatismo da tribo e não a lucidez de um líder.
Francisco J. Gonçalves opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)