Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Chega de história.

Francisco José Viegas 23 de Fevereiro de 2016 às 00:30
A cidade de Salisbury (Salisbúria, pode ser), no sul de Inglaterra, evoca a tremenda torre da sua catedral (o coruchéu, em forma de pirâmide, tem 123 metros de altura), uma joia com 758 anos e onde se conservam alguns fragmentos de uma das quatro cópias da Magna Carta – a sua construção terminou em 1258 e, pelos anos fora, foi um emblema da igreja anglicana, mas também da obra de pintores como Constable e Turner, ou de um romance de William Golding (‘The Spire’, a história da construção), Nobel inglês, autor de ‘O Deus das Moscas’, para não falar da inspiração obtida por Ken Follet para ‘Os Pilares da Terra’. Chega de história.

A fim de dar mais vida ao local (um sítio belíssimo, convido a visitar), a diocese pediu a uma escultora que expusesse duas obras diante da catedral. Ao fim de alguns dias, teve de retirar uma das esculturas a pedido das autoridades civis, com o argumento de que muitas pessoas tinham chocado com ela enquanto falavam ou escreviam mensagens ao telefone – e se tinham magoado. Não sei se o género humano foi feito para apreciar uma beleza que não venha no telefone.

----------
Citação do dia
"De Portugal, a Google leva cem milhões por ano sem pagar impostos"
Octávio Ribeiro ontem, no CM

Sugestão do dia
Hole em Hong KongAinda com Harry Hole como protagonista, ‘Baratas’ (D. Quixote) sai na próxima semana. Em Hong Kong, como é a vida do antigo investigador da polícia de Oslo, especialista em ‘serial killers’?
Francisco José Viegas opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)