Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Estreou ontem ‘Um Traidor dos Nossos’, um filme de Susanna White a partir do notável livro de John Le Carré.

Francisco José Viegas 8 de Julho de 2016 às 01:45
Estreou ontem ‘Um Traidor dos Nossos’, um filme de Susanna White a partir do notável livro de John Le Carré, com Ewan McGregor a fingir de inocente e Damian Lewis (um shakespeareano que chegou à série ‘Homeland’), Stellan Skarsgård no papel de mafioso russo, e uma Naomie Harris que a beleza nunca atraiçoa.

Convido-vos a ver o filme, mesmo que as críticas cinéfilas sejam ‘adversativas’ (sinceramente, é uma boa razão). A história de ‘Um Traidor dos Nossos’ é demasiado atual para a deixarmos escapar – trata de como a máfia russa e o seu Estado minam a City londrina e a própria democracia.

O livro é um pequeno prodígio e faz parte da sequência de ‘livros pessimistas’ de Le Carré (de ‘O Fiel Jardineiro’ a ‘Amigos Até ao Fim’) – é ele próprio um guião cinematográfico que dispensaria algum ‘kitsch’ que o filme transporta.

São assim os seus livros, para nosso deleite: argumentos de uma intensidade bravíssima, com personagens perturbadoras, sem medo de interpretarem histórias amargas ou heróis destinados a serem ignorados. Leiam o livro, não percam a magia no original.
Susanna White John Le Carré Ewan McGregor Damian Lewis Stellan Skarsgård Naomie Harris literatura cinema
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)