Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Abençoada Turquia – ao pé dela, os pataratas que elaboraram a nova e prometida lei inconstitucional do tabaco são aprendizes.

Francisco José Viegas 9 de Setembro de 2016 às 00:30
Abençoada Turquia – ao pé dela, os pataratas que elaboraram a nova e prometida lei inconstitucional do tabaco são aprendizes. Eles, os clones de Recep Tayyip Erdogan, sabem como se faz: ataca-se pela raiz. Ainda antes do golpe, houve um vice-ministro, um tipo bigodudo, que mostrou o caminho: as mulheres deviam abster-se de rir em público.

O riso é a antecâmara do diabo e uma mulher a rir desrespeita o profeta, homem sério e hirsuto. Se não se pode rir, então imagine-se fumar (o Islão, devagarinho, atira-se à música, proibida pelos sunitas com decoro).

Mas a coisa vai passo a passo: por um lado, a Turquia negoceia uns milhões com a UE; por outro, mandou cancelar as representações teatrais que encenavam autores não turcos, como Shakespeare, Tchekov ou Brecht. O vice-presidente dos teatros nacionais, Nejat Birecik (sem bigode, mas com ar de fuinha), diz que a medida visa promover a cultura turca.

Já foram encerradas 29 editoras. Nada de risos; vão aparando os bigodes e tirando o niqab da naftalina. Um dia isto acaba e não sobra nem um cigarro para queixumes.

-----

Citação do dia:
"É a classe média que sofre. São sempre os suspeitos do costume a pagar", Armando esteves pereira, ontem, no CM

Sugestão do dia: Booker
A Dom Quixote já fez abancar para as livrarias o belo livro da sul-coreana Hang Kang, ‘A Vegetariana’, vencedor do Booker Prize. E não, não é um romance para vegetarianos. É sobre o fim do amor.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)