Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Podemos nós confiar num ministro das Finanças?

Francisco José Viegas 13 de Setembro de 2016 às 00:30
Podemos nós confiar num ministro das Finanças? Estive a ver a lista, desde o Sr. Visconde de Sá da Bandeira até Mário Centeno, passando por Afonso Costa ou Salazar – e tenho dúvidas.

Entretanto conheci a biografia, a fotografia e os feitos da atual ministra das Finanças da Letónia (teve a pasta da Economia de 2014 a 2016), Dana Reizniece-Ozola, 35 anos (nascida em 1981, tremam de inveja). Pois o que é muito importante na biografia de Dana (tratemo-la assim) é a sua paixão pelo xadrez, a que atribui inúmeras virtudes, como evitar "perder o sentido da realidade" ou "flutuar contra a lei da gravidade" (Dana também se especializou em gestão aeroespacial na NASA ) coisas que – aqui para nós – foram e são características da maior parte dos nossos ministros das Finanças.

A surpresa foi quando, na semana passada, nas Olimpíadas de Xadrez, em Baku, Azerbaijão, Dana derrotou a campeã do mundo, a chinesa Hou Yifan. Dizem-me que a taxa de crescimento da Letónia é de 4%. Acredito. Quando olho os nossos financistas não os vejo a ombrear com esta mulher. Um tabuleiro para Centeno, já.

-----------------
Citação do dia:
"Poucas coisas serviam melhor Sócrates do que a entrevista do juiz", Rui Hortlão, ontem, no CM

Sugestão do dia: Perturbação
Belíssimo romance de Ana Teresa Pereira: em ‘Karen’ (Relógio d’Água) há uma história tão densa como uma leveza quase mágica na arte de contar, no desenho das paixões. Um grande livro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)