Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

As indústrias do século XX pensam no "crescimento" como um algoritmo, inclusive quando se trata do turismo.

Francisco José Viegas 16 de Junho de 2017 às 00:30
A doutrina do crescimento infinito ensina que, se este ano se venderam 10 milhões de telemóveis, no próximo é necessário chegar aos 11, apesar de já haver cerca de 17 milhões de aparelhos. Há coisas mais palermas, mas essa é uma delas - razão por que os telemóveis servem inclusive para, em certas ocasiões, telefonar.

As indústrias do século XX pensam no "crescimento" como um algoritmo, inclusive quando se trata do turismo. É assustadora a quantidade de artigos, entrevistas, sessões espíritas, reportagens e disparates sobre a matéria. Antigamente fumavam erva de má qualidade, agora discutem Airbnb, regulamentação e ‘startups’ de tuk-tuks e ‘hostels’ onde se dorme no meio de mosquitada e móveis do Ikea.

Portugal é atraente por causa do património histórico que é preciso cuidar (e que a indústria turística devia pagar a dobrar e com língua de palmo); o resto arranja-se. Sim, também na cozinha, mas (já perceberam) come-se cada vez pior nos "restaurantes da moda", todos iguais, onde deixou de se comer em pratos e se usam ardósias. Adoro os sinais de perigo.
Airbnb Portugal Ikea indústria turismo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)