Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Este vai ser o ano de muitos cinquentenários.

Francisco José Viegas 4 de Janeiro de 2018 às 00:30
Este vai ser o ano de muitos cinquentenários.

O do princípio do fim da guerra do Vietname (a 31 de janeiro, a embaixada americana em Saigão é invadida). O do assassinato de Martin Luther King, em Memphis, e o de Robert Kennedy, em Los Angeles. O da eleição de Richard Nixon. O do lançamento de 'Sympathy for the Devil', dos Rolling Stones.

O do 'Maio de 68' em França, a eterna revolução por fazer, o vulcão de todas as rebeldias posteriores. E o da invasão de Praga pelos tanques soviéticos, sete meses depois da chegada ao poder de Alexander Dubcek (que se assinala amanhã, 5 de janeiro).

Entre o espírito comemorativo e a nostalgia pelas datas perdidas, há ainda mais - mas isto basta para prepararmos um ano de debates, com ganhos e perdas. Apesar de tudo, o 'Maio de 68' vai despertar mais curiosidade e mais balanços; ainda hoje, a data fala para várias gerações, a dos que lá estiveram, mesmo não estando, e a dos que a elegem como marco das suas vidas pretéritas.

Já a invasão de Praga vai permitir verificar que o PCP continua a estar ao lado dos tanques invasores.

LIVROS DO ANO (12)
'Portugal em Sade/Sade em Portugal', de Aníbal Fernandes e Pedro Piedade Marques (Montag) conta a história da escandalosa publicação, por Fernando Ribeiro de Mello, de 'A Filosofia na Alcova' entre nós, em 1966.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)