Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Já vão longe os tempos em que o futebol era um desporto de cavalheiros ou de operários em fim de semana, de rapazes de bairro ou de vizinhos desavindos.

Francisco José Viegas 13 de Maio de 2021 às 00:30
Já vão longe os tempos em que o futebol era um desporto de cavalheiros ou de operários em fim de semana, de rapazes de bairro ou de vizinhos desavindos. Transformado em negócio de milhões, em vício de investidores, ou em altíssima especialização, as suas engenharias deixaram de contar com palavras como "imprevisibilidade", "risco" ou "inesperado". Por exemplo, no início da época futebolística, quase ninguém dava nada pelo Sporting e pela sua equipa de miúdos – que podiam ser excelentes mas que não tinham as primeiras páginas dos jornais. Além do mais, o treinador do Sporting era até vituperado por não ter o curso de treinador, uma especialização tão útil como a de tratador de pintassilgos – desde que não se conheça o futebol, evidentemente. Com duas ou três peças mais séniores e um bando de rapazes atrevidos e com nomes de alunos de liceu, o treinador sem curso completo de treinador conseguiu o essencial: ganhou o campeonato e envergonhou as corporações e os que investiram milhões e milhões. A vitória da imprevisibilidade é sempre agradável. É a vitória do barroco sobre o épico.

PIERRE LOTI
A Assírio & Alvim lança por estes dias ‘O Livro da Piedade e da Morte’, de Pierre Loti – um belo conjunto de evocações: o sono e o sonho, a noite, a família, a memória do que não nos larga nem deixa de comover-nos. Um achado.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Blog Sporting PIERRE LOTI desporto futebol
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes