Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco José Viegas

Blog

Que belo salazarismo.

Francisco José Viegas 22 de Julho de 2021 às 00:30

Gosto muito de despachos onde aparece a palavra ‘concomitantemente’ – ainda por cima quando têm origem naquilo que outrora se chamava ‘Ministério da Educação’.

Depois da coluna de ontem, alertado por professores e algumas boas almas que continuam a insistir em que é possível um bom sistema de ensino público em Portugal, fui ver melhor o que era o Despacho n.º 6605-A/2021 de 6 de julho passado, onde aquilo que noutro tempo se chamava ‘Ministério da Educação’ decide que deixam de existir metas curriculares, programas educativos, planos de estudo no Básico e no Secundário – e tudo se reduz às Aprendizagens Essenciais e à assim chamada ‘estratégia nacional de Educação para a Cidadania’. Vexame e embaraço.

Que aquilo que antes se chamava ‘Ministério da Educação’ despache isto, não me espanta: a ideia é destruir o sistema educativo e fazer a escola à sua pequena medida.

Mas ouvindo ontem o debate do Estado da Nação percebi que estamos sozinhos; nenhuma das abéculas falantes se ergueu para denunciar este enxovalho a professores, educadores, famílias – e estudantes. Que belo salazarismo.

DOSTOIÉVSKI.
Em 1866, Fiódor Dostoiévski publicava ‘Crime em Castigo’. Para assinalar o bicentenário do autor, a Presença tem vindo a reeditar as obras essenciais, como este romance, traduzido por Nina e Filipe Guerra.


Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Blog Fiódor Dostoiévski Ministério da Educação educação
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes