Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Francisco Moita Flores

Uber e Táxis

A Uber oferece delicadeza e conforto. Os taxistas têm que oferecer o mesmo.

Francisco Moita Flores 1 de Maio de 2016 às 01:45
Não se podem discutir as razões que assistem aos taxistas quando reclamam tratamento contributivo igual para os condutores da Uber. É injusto, é desigual que quem cumpre as mesmas funções não pague contribuições iguais.

Olhando assim, desta forma simples, os taxistas têm razão. Porém, estou em crer que esta razão está armadilhada de coisas menos claras, se pensarmos que um alvará para táxi custa poucas centenas de euros e, no mercado negro, se vendem e compram por muitas dezenas de milhares de euros e a Uber está a dar cabo deste negócio.

Por outro lado, existe uma outra pergunta a que é preciso responder. Qual a razão para o sucesso da Uber? A resposta a esta questão não está em nenhuma lei. Está no quotidiano do mercado de transportes. Falo por experiência própria, resultante de muitas viagens de táxi e de algumas viagens da Uber.

Se é verdade que uma árvore não faz uma floresta, nem dez ou vinte árvores dispersas, não deixa de, também, ser verdade que os dirigentes desta classe permitiram que pegasse no volante de um táxi gente sem formação, alguns deles completamente inadequados à função, que foram sucessivamente entregando má imagem a muitos homens que, sendo justos, pagam pelos pecadores.

Os tempos que correm, e o futuro que se aproxima, cada vez menos compreendem a boçalidade, a javardice, a grosseria, a burla, as manhas de chico-esperto, a insolência de profissionais de serviço público.

Se é certo que a maioria dos taxistas não estão neste grupo, não podemos deixar de reconhecer que, sobretudo os seus dirigentes, fecharam os olhos, que se calaram perante esta fauna que invadiu os seus territórios de trabalho.

A Uber oferece delicadeza e conforto. Os taxistas têm que oferecer o mesmo, se quiserem entrar nesta guerra pelo futuro. Ou, então, estão condenados, apesar da razão legal que lhes assiste.
Uber taxistas transportes
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)