Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Helena Garrido

A Banca a mudar

A banca portuguesa vai mudar de acionistas. angola terá de perder peso.

Helena Garrido 25 de Março de 2016 às 00:59
O anúncio de acordo entre Isabel dos Santos e os catalães do CaixaBank para resolver o caso BPI foi manifestamente exagerado. O entendimento está a revelar-se muito mais difícil do que o antecipado pelo próprio primeiro-ministro.

Haverá sem dúvida um acordo, já que Isabel dos Santos dificilmente quererá ter um problema com Bruxelas e Frankfurt. Ou mesmo ver Angola envolvida em mais um caso com a Banca portuguesa, depois do que aconteceu com o BES. Tudo indica que teremos acordo em cima da última hora de 10 de abril.

Temos mais três problemas de natureza diferente. O BCP, a CGD e, claro, o Novo Banco. O BCP está no centro das mais variadas especulações, entre elas a possibilidade de comprar o Novo Banco, assumindo-se como uma instituição de base nacional com capital muito pulverizado. É um enorme desafio, difícil de vencer. A Caixa precisa de um aumento de capital.

No meio deste turbilhão, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa apontam para a diversificação da base acionista da Banca. No centro do debate está Espanha. Mas Angola não pode ser a alternativa. O que, neste momento, nos deixa sem ninguém para capitalizar os bancos.
Isabel dos Santos BPI Bruxelas Angola BCP CGD Novo Banco
Ver comentários
C-Studio