Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

João Vaz

Dupond e Dupont na CML

Não protegidas contra a arma ‘fashion’ estão as candidatas dos partidos da direita.

João Vaz 24 de Maio de 2017 às 00:30
O picante vem já das Presidenciais, quando Jerónimo de Sousa desculpou o fiasco do candidato do PCP com uma alfinetada ao Bloco de Esquerda: "Podíamos arranjar uma candidata engraçadinha e com um discurso mais populista." Esqueceu-se que dava uma sugestão aos rivais. Agora, nas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa (CML), os bloquistas lançaram na corrida um sósia do sedutor comunista que valeu dois mandatos para a vereação nas últimas autárquicas.

Quem repara nos cartazes espalhados por Lisboa só pode ficar intrigado. Será que os candidatos do PCP e BE, ambos trintões, de rosto fresco e barba rala, são gémeos? Não, são falsos gémeos como os Dupond e Dupont das aventuras de Tintim. Distinguem-se pelo nome. João Ferreira é o deputado europeu que o PCP repete no topo da lista para a vereação de Lisboa. O fotogénico que o BE apresenta com armas iguais para disputar votos chama- -se Ricardo Robles.

O despique constitui o encarniçar da luta pela primazia na extrema-esquerda. Os bloquistas querem entrar na vereação de Lisboa, como estão na solução governamental de António Costa, e a aposta é ganhar um lugar ao PCP como aconteceu em 2005, na última vez que obtiveram representação no executivo camarário.

Os sedutores de barba não apontam ao assalto do eleitorado PS. O comunista João Ferreira estancou à volta dos 22 mil votos nas eleições anteriores, contra Costa, e o BE tinha candidatos mais fortes que Robles para apoquentar Medina. Outro galo cantava com a cabeça de lista Mariana Mortágua.

Não protegidas contra a arma ‘fashion’ estão as candidatas dos partidos da direita que, em histórias de Tintim, são autênticas Castafiori. Além da sobranceria dos homens, sofrerão com o atrativo de um palmo de cara no volúvel eleitorado feminino. PSD e CDS disputam o segundo lugar, mas quem cair no terceiro será apertado por Dupond ou Dupont. 
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)