Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Carlos Martins

Reinvenção

E se reinventássemos uma nova Lei de Bases de Saúde?

José Carlos Martins 4 de Janeiro de 2018 às 00:30
O Sr. Presidente da República afirmou a necessidade de se reinventar o futuro e que 2018 deverá ser o ano dessa reinvenção.

E se reinventássemos uma nova Lei de Bases de Saúde que garantisse: i) a prossecução, por sucessivos governos, de uma verdadeira política de saúde centrada na promoção e prevenção e não de uma política de gestão de meios direcionados para o tratamento das doenças; ii) um Serviço Nacional de Saúde enquanto prestador público, bem gerido e dotado dos adequados recursos de forma a efetivar o acesso de todos os cidadãos, em tempo útil, sem pagamento de taxas moderadoras e sem "sanguessugas orçamentais" denominadas parcerias público-privadas ou operadoras privado-sociais; iii) dispositivos por área geodemográfica, articuladores dos recursos locais e de respostas de proximidade, e, que efetivassem mais saúde em todas as políticas; iv) número e diversidade adequadas de profissionais, estáveis, inseridos em carreiras que garantam desenvolvimento e com remuneração adequada à dedicação exclusiva?

Como afirma o Sr. Presidente da República, seria uma reinvenção com verdade, humildade, imaginação e consistência, exigindo coragem. E, com uma pública e transparente discussão, nada seria vetado!
nova Lei de Bases de Saúde Sr. Presidente da República Serviço Nacional de Saúde saúde política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)