Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Carlos Martins

Cai a máscara

O Ministro da Saúde enaltece o atual modelo de SNS, mas está a reconstruir outro SNS.

José Carlos Martins 18 de Setembro de 2014 às 00:30

No aniversário do SNS, ouvimos os partidos e personalidades. i) Enalteceram a importância do atual ‘modelo’ de SNS na melhoria dos indicadores de saúde. – A evidência não permite a uma ‘certa direita’ reconstruir factos. ii) Todos defendem o SNS. – Será que os partidos e personalidades falam do mesmo SNS? Não. Cada um fala do "seu modelo".

Sob o argumento da sustentabilidade, o Governo corta no financiamento das Instituições Públicas Prestadoras, cujas consequências colocam em causa o acesso das pessoas, deteriora as condições de trabalho, colocando em causa a qualidade e segurança.

Em síntese, ‘emagrece’ e diminui a qualidade deste SNS, ‘empurrando’ as pessoas para o setor privado, que ‘cresce’ mais do que outro setor.

O Ministro da Saúde afirma que os Centros de Excelência (4-5 grandes hospitais) devem ficar na gestão do Estado. Significa que os restantes são privatizáveis. Para isso é fundamental serem ‘hospitais bons’, sem prejuízos. Cai a máscara. Enaltece o atual SNS, mas está a reconstruir outro SNS.

SNS Governo Instituições Públicas Prestadoras O Ministro da Saúde Centros de Excelência saúde
Ver comentários