Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Carlos Martins

Hospital Braga

Seguem-se quatro dias de greve. E eles mereciam muito Mais!

José Carlos Martins 29 de Setembro de 2016 às 00:30
O hospital público de Braga é gerido, em Parceria Público- -Privada (PPP), pelo Grupo (Privado) Mello Saúde. Ou seja, todos os cidadãos, através dos seus impostos e via Orçamento do Estado (OE), tal como financiamos as restantes Instituições de Saúde Públicas, também financiamos este hospital gerido por privados.

A generalidade das instituições públicas, decorrente do diminuto financiamento do OE, apresenta anualmente resultados financeiros negativos. O Grupo Mello Saúde anunciou, relativamente a 2015, um lucro de 12,6 milhões de euros. Só a PPP Braga, segundo dados da Administração, registou um lucro de: 6,7 milhões de euros em 2014 e 7 milhões de euros em 2015. Como é? "Dinheiro público a engordar privados"? Não! Há de aparecer um "excelente" estudo técnico a demonstrar que a gestão privada (como a dos bancos) é muito mais eficiente que a gestão pública!

Na PPP Braga, entre outros problemas, existem enfermeiros a "recibo verde", centenas com ordenados inferiores à lei, brutal carência, 30 940 horas extraordinárias em dívida aos enfermeiros. É evidente que esta desenfreada exploração nada tem a ver com o lucro da empresa! Seguem-se 4 dias de Greve. E eles mereciam mais!
Braga Parceria Público Grupo Mello Saúde Orçamento do Estado Instituições de Saúde Públicas
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)