Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Manuel Silva

Desporto de ouro?

Portugal quer campeões, mas nada faz para os merecer. É uma vergonha.

José Manuel Silva 25 de Agosto de 2016 às 01:45
Terminados os Jogos Olímpicos, felicito os atletas pelo seu desempenho, conseguido à custa de imenso sacrifício e poucas ajudas. Portugal quer campeões, mas, com a exceção de raros desportos autossuficientes, o país nada faz para os merecer. É uma tristeza.

Há semelhança do que existe na música, através do ensino articulado com os Conservatórios, os segundo e terceiro ciclos do ensino básico e o secundário deveriam ter um ensino articulado com a prática desportiva federada.

São necessários horários adaptados que permitam o treino bidiário sem prejudicar os estudos e sem obrigar os jovens e as famílias a enormes e insuportáveis sacrifícios.

Em Coimbra já existiu um projeto, a Coimbra Sports Academy, que foi suspenso e enfrenta dificuldades em recomeçar pela incapacidade de inovação de alguns dos nossos Governantes.

Como queremos campeões Olímpicos sem criar as condições para que, desde a escola, eles se desenvolvam? Tal como noutros países, os EUA são um excelente exemplo, os bons resultados não acontecem por milagre nem por desenrascanço. Portugal precisa de organização, visão e bons governantes no Ministério da Educação. Estará por lá algum?
Jogos Olímpicos Portugal Coimbra Coimbra Sports Academy EUA Ministério da Educação desporto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)