Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

José Rodrigues

O consenso europeu

"Não venham para a Europa"...

José Rodrigues 14 de Março de 2016 às 00:30
Após meses de cisões e indecisões, a União Europeia chegou a um pré-acordo com a Turquia sobre a questão dos refugiados que comprova de vez a sua incapacidade para resolver a crise que se arrasta sem fim à vista, ameaçando sobretudo o mais vulnerável dos seus membros (a Grécia). Em causa está uma espantosa proposta para uma troca de refugiados, no âmbito da qual milhares deles serão transferidos para um país onde o respeito pelos direitos humanos não está assegurado (a Turquia).

A proposta vai voltar a ser discutida esta semana, e espera-se para ver até que ponto a UE, no afã de libertar-se das suas responsabilidades, está disposta a ceder às exigências turcas, que não hesitou em juntar ao problema dos refugiados a questão da sua adesão ao clube europeu.

Entretanto, prosseguem, por parte de países europeus, os gestos unilaterais, que vão ajudando a agravar a crise. Como já se tinha tornado evidente aquando da crise das dívidas, a UE está irremediavelmente dividida, e sobre os refugiados parece só haver verdadeiramente consenso no desejo que Donald Tusk verbalizou há dias num apelo dirigido aos migrantes: "Não venham para a Europa"…
José Rodrigues opinião
Ver comentários