Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

Já é hora, Catalunha

Cada dia traz uma nova ameaça.

Leonardo Ralha 23 de Setembro de 2015 às 00:30
Cada dia traz uma nova ameaça. Desde a expulsão da União Europeia à saída de grandes empresas, passando pela proibição de Messi, Neymar e Luis Suárez levarem o Barcelona à conquista da Liga dos Campeões.

Tendo em conta que não há muito tempo a brigada do reumático espanhola falava abertamente no envio de tanques, a permanente chantagem que incide sobre os eleitores catalães, a quatro dias de serem chamados às urnas, chega a parecer meiga.

Talvez por isso, as sondagens demonstram que as forças políticas independentistas podem obter a maioria absoluta de deputados que consideram suficiente para arrancar o processo independentista, à revelia da Constituição de Espanha que concede a coroa à dinastia Borbón, cujas tropas conquistaram Barcelona em 1714, eliminando a autonomia que a ditadura de Franco mais tarde pretendeu sepultar na mesma vala que a cultura e língua catalãs.

Que uma nação tenha resistido a isto, e que o seu povo possa ir em frente, contra quase tudo e todos (até Obama integra o coro da Espanha indissolúvel), enche de orgulho quem crê na liberdade e autodeterminação. Já é hora, Catalunha.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)