Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

O Sócrates de Damocles

Em Inglês Técnico talvez tenha outro significado, mas no inglês das ruas e gabinetes o ‘game changer’ é o acontecimento que muda tudo.

Leonardo Ralha 28 de Novembro de 2014 às 00:30

Em Inglês Técnico talvez tenha outro significado, mas no inglês das ruas e gabinetes o ‘game changer’ é o acontecimento que muda tudo. Como, por mero exemplo, um ex-primeiro-ministro ficar em prisão preventiva, indiciado de corrupção, fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Estando em causa um homem chamado Sócrates talvez seja melhor recorrer a uma história da Grécia Antiga. Aquela em que Dâmocles, membro da corte do rei Dionísio, inveja tanto o poder e a glória do monarca que este lhe cede o trono por uma noite, o que lhe traz grande alegria até perceber que sobre a cabeça tem suspensa uma espada, presa por um pelo de uma cauda de cavalo.

José Sócrates está agora suspenso sobre as cabeças de Passos Coelho e de António Costa – o político anteriormente conhecido por inevitável futuro primeiro-ministro – até às legislativas de 2015.

Pode ser menos aguçado do que uma espada, mas sendo improvável que seja condenado ou absolvido, ou nem sequer julgado, antes de os portugueses irem às urnas, Sócrates força os líderes a provarem qual deles é menos Dâmocles.

Por muito que se esforce – e tem-se esforçado –, António Costa parte em óbvia desvantagem.

Inglês Técnico Grécia Dionísio José Sócrates Passos Coelho António Costa política eleições
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)