Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Leonardo Ralha

Os palhaços assustadores

A brincadeira de mau gosto começou nos EUA e espalhou-se pelo Mundo.

Leonardo Ralha 14 de Outubro de 2016 às 00:30
A brincadeira de mau gosto começou nos EUA e espalhou-se pelo Mundo: há quem se vista de palhaço para assustar transeuntes, exagerando na maquilhagem, nos esgares maléficos e nos adereços (alguns empunham facas e machados) para criar pânico.

Por cá ainda não houve avistamentos - nem contra-ataques de pessoas que patrulham ruas e espancam ‘brincalhões’ - de palhaços assustadores, mas nem por isso faltam figuras que se dedicam a assustar os outros, impelidos pelo ódio sectário que procuram a cada instante propagar, quais aprendizes da rádio ruandesa que desafiava hutus a exterminar ‘baratas’ tutsis. No entanto, os nossos preferem ser sonsos e dar a aparência de bem-intencionados.

Estão na órbita do poder, influenciando quem manda a punir determinados grupos da população pelos imperdoáveis pecados de que os acusaram, julgaram e condenaram; manipulam a opinião pública, procurando transformar em batalha campal qualquer conflito latente; e usurpam o protagonismo de um protesto, marcando-o com violência e agressões.

Andam por aí, a fazer-nos suspirar por meros palhaços assustadores.
EUA Mundo distúrbios guerras e conflitos política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)