Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

Esquerda e o Verão

Os portugueses parecem aqueles fulanos a quem deram dois meses de vida.

Luciano Amaral 11 de Julho de 2016 às 01:45
António Costa deve estar a pensar agora como é bom ter a esquerda (quer dizer, o PCP e o BE) muito caladinha quando se governa.

O crescimento da economia tem sido miserável desde que o PS é Governo e, segundo o próprio ministro das Finanças, miserável será no conjunto do ano. Onde estão os intrépidos justiceiros da esquerda (e onde está o PS?) a exigir uma "política de crescimento" contra o "neoliberalismo do equilíbrio orçamental"?

Precisamente, o tema dos últimos tempos tem sido, por via da discussão das "sanções", o afinco do Governo em manter as metas orçamentais europeias – e o Governo afirma-se muito respeitador delas. Coisa que o remoçado Sócrates ainda anteontem lamentou.

Então António Costa e a esquerda já não querem "bater o pé" à Europa? E tudo isto acontece enquanto se prepara mais uma milionária salvação bancária. É verdade que é do banco público, mas não deixa de ser milionária e, ao que parece, implicará o despedimento (a "rescisão amigável", no jargão "neoliberal") de milhares de trabalhadores. A chinfrineira que não seria se o Governo fosse do PSD e do CDS.

Enfim, o maravilhoso "novo tempo" dos inícios da geringonça começa a parecer-se demasiado com o velho. O que vale a Costa é que, ao colaboracionismo neoliberal da esquerda, se junta a carreira da selecção no Campeonato da Europa para manter o povo distraído.

À hora a que escrevo, ainda não se sabe o resultado da final, mas mesmo que Portugal perca seguir-se-ão umas semanas de glorificação dos "heróis de França" – imagine-se o que não será se ganhar.

E depois há o Verão e a praia. Os portugueses parecem aqueles fulanos a quem deram dois meses de vida e decidem fazer tudo o que não fizeram antes. Que se lixe a crise, que se lixe a Caixa, que se lixe a Europa. Venham o sol e as sardinhas. Acho bem. O resto do ano vai ser duro. Com ou sem cogumelos.
António Costa PCP BE PS Governo Sócrates PSD Campeonato da Europa Portugal França Caixa Geral de Depósitos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)