Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luciano Amaral

Vieiras e frangos

O futebol é uma actividade popular. por isso é tão apetecível a sua instrumentalização.

Luciano Amaral 12 de Julho de 2021 às 00:30
Imensa gente ficou surpreendida com as suspeitas que impendem sobre Luís Filipe Vieira por vários crimes. Não se percebe bem a surpresa: Vieira anda às voltas com a Justiça desde 1984, quando promoveu o roubo de um camião através de um ‘agente de cobranças difíceis’, tendo sido condenado a 20 meses de prisão em 1993 (e amnistiado por razões fortuitas). Desde então, perde-se a conta às vezes em que foi alvo de buscas da polícia e aos diversos processos em que aparece suspeito de envolvimento com entidades impolutas como o BPN e o BES, e até de viciação de resultados de futebol. Surpresa, é ter sido só agora.

Ou talvez não. Muita gente relembrou o episódio da Comissão de Honra à candidatura de Vieira no Benfica, onde estavam António Costa e Fernando Medina. De resto, estejamos cientes de que este caso faz parte da mole judiciária que vai de Sócrates a Berardo, passando por Salgado. Onde chegamos a um ponto importante: perante o caso de Vieira, muitos terão a tentação de acusar o futebol de ser um mundo infrequentável. Mas o futebol é aqui o menor dos males. Estes são casos de projectos empresariais duvidosos em que o futebol é apenas um instrumento. Há uma entrevista do antigo cozinheiro da Churrasqueira do Campo Grande em que ele diz que Vieira, nos anos 70, era fanático do Sporting. É sempre possível evoluir nos gostos clubísticos (ou, no caso, involuir), mas talvez o que a história mostre é o uso do Benfica como mero elo de uma teia indo até à economia e à política.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Vieiras Luís Filipe Vieira Justiça BES BPN Benfica futebol desporto política partidos e movimentos
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes