Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luís Campos Ferreira

Europa sempre

Esta vaga populista que sacode a Europa também alastra entre nós.

Luís Campos Ferreira 30 de Março de 2017 às 00:30
Não deixa de ser irónica esta coincidência no tempo: a comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma e a entrega da notificação que acciona oficialmente a saída do Reino Unido da União Europeia. Dois actos de sinais opostos, positivo-negativo, construção-desconstrução, união-desunião… Do Brexit, já aqui o disse, penso que ninguém sai a ganhar, nem Reino Unido nem UE.

Conforta, apesar de tudo, pensar que a maioria dos jovens britânicos votou a favor da permanência. É um sinal de esperança no futuro – até porque, ao contrário do que disse ontem Theresa May, nada é irreversível. Mas a Europa não pode ficar parada à espera que os ventos mudem, sob o risco do projecto europeu sofrer ainda mais baixas.

Aliás, a inacção, a falta de liderança e de rumo são as razões mais apontadas para a crise que a assola. Por isso é que faz todo o sentido assinalar o tratado que deu origem ao que é hoje a União Europeia, porque este é o tempo de recuperar o essencial da ideia de Europa. Uma ideia que vai muito além de um mercado único, de uma moeda única, de regras únicas. Uma ideia que, não descurando a componente económica, tem a sua força sobretudo numa visão comum da sociedade, numa mundividência partilhada.

Uma ideia poderosa que, apesar de tudo, tem proporcionado à Europa o mais longo período de paz, de progresso social e de bem-estar da sua história. Uma Europa mais forte nunca se fará com países mais fracos, e esse ponto de equilíbrio é que tem sido difícil de encontrar. Mas não é voltando ao isolacionismo, ao cada um por si, ao orgulhosamente sós, que os países se fortalecem.

Esta vaga populista que sacode a Europa também alastra entre nós, e nunca teve tanta influência como hoje. Chamam-se Bloco de Esquerda e PCP, e tudo têm feito para nos tentar afastar do ideal europeu. Para o substituir por quê? Não sabemos e eles também não dizem. Mas suspeitamos.
Reino Unido União Europeia Tratado de Roma Theresa May UE Brexit Europa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)