Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luís Campos Ferreira

Não calar

Mais triste é ver estas pulsões totalitárias entre jovens universitários.

Luís Campos Ferreira 9 de Março de 2017 às 00:30
Imagine-se que o dr. Francisco Louçã, por exemplo, era impedido de fazer uma palestra numa universidade. Imagine-se o tumulto social e político que tal facto motivaria, as manifs, as vigílias, as demissões que se exigiriam.

Foi isto que aconteceu há dois dias com o professor Jaime Nogueira Pinto, que viu a sua conferência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa ser cancelada. O motivo? Um grupo de estudantes, ao que se sabe ligados ao Bloco de Esquerda, decidiu em nome de todos os estudantes e da própria instituição que as opiniões de Nogueira Pinto tinham que ser silenciadas porque são diferentes das suas.

Lamentavelmente, o diretor da FCSH cedeu e cancelou a palestra, temendo problemas. Tudo isto deve preocupar-nos e não pode ser desvalorizado. Indicia que o clima de intolerância que tanto nos custa ver a instalar-se em países que sempre tivemos como democráticos também começa a fazer o seu caminho em Portugal pela mão da extrema-esquerda.

Nogueira Pinto é um intelectual respeitado, goste-se ou não das suas ideias, e é acima de tudo uma pessoa que se rege por princípios democráticos. Ia falar aos estudantes sobre populismos e democracia – tema particularmente actual e que muito poderia ensinar àqueles que o proibiram de falar. Nada disto é admissível.

É com atitudes destas que se percebe porque o BE se chama Bloco. Porque é um monólito do pensamento único, avesso ao pluralismo de opiniões e à sua livre expressão. Esta é a verdadeira face do Bloco, o partido que segura o governo de Portugal. O mais triste é ver estas pulsões totalitárias a manifestarem-se entre jovens, em ambientes universitários, onde se forja muito do que será o futuro do País. Uma palavra final para a Associação 25 de Abril: ao disponibilizar a sua sede para receber a conferência, fez jus ao seu nome e deu uma lição de liberdade.
Luís Campos Ferreira opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)