Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
1
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Luís Tomé

Fome aumenta no mundo

Cerca de 10% da população mundial passa fome.

Luís Tomé 29 de Maio de 2023 às 00:30
8 28 milhões de pessoas – cerca 10% da população mundial – passam fome, das quais 80% vivem em zonas mais sensíveis às alterações climáticas. Depois de uma década a diminuir, a fome global tem vindo a aumentar nos últimos anos, com particular incidência na Ásia e em África.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), entre 2019 e 2021, o número de pessoas subnutridas aumentou em mais de 150 milhões; a esses acrescem mais 46 milhões só em 2022, ano em que o número de pessoas a sofrer de escassez alimentar aguda atingiu os 250 milhões. O custo dos alimentos também aumentou: entre 2019 e 2022, o Índice de Preços dos Alimentos da FAO subiu de 95.1 para 143.7 pontos, o nível mais elevado de que há registo.

A invasão da Ucrânia pela Rússia - dois dos maiores produtores mundiais de cereais e fertilizantes – agravou a tendência que já vinha de trás devido a conflitos, alterações climáticas, pandemia COVID-19 e choques económicos cumulativos. Infelizmente, as projeções futuras indicam que a fome no mundo continuará a aumentar, com efeitos mais devastadores decorrentes de fenómenos meteorológicos extremos.
Ásia África acidentes e desastres questões sociais fome pobreza
Ver comentários
C-Studio