Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Nogueira

Desejos

Tempo de formular desejos que se devem traduzir em compromissos.

Mário Nogueira 26 de Dezembro de 2017 às 00:30
Com 2018 à vista, é tempo de formular desejos que se devem traduzir em compromissos. Ficam 5, em áreas fundamentais para o futuro coletivo de quantos partilham esta insignificância perdida no Universo. Não havendo ordem de importância, fica a alfabética:
Ambiente: vital o respeito pelo ambiente, que também traduz o respeito que temos pelos nossos filhos, netos e todos os que nos irão suceder.

Autodeterminação dos povos: direito inalienável de cada povo, que, entre outros, palestinos, saharauís ou catalães estão impedidos de exercer.

Democracia: votar regularmente é apenas um dos exercícios, que não substitui tantos outros que continuam por cumprir em planos como o económico, o social (emprego, educação, saúde, segurança social) ou o cultural.

Justiça social: fundamental num mundo em que as desigualdades continuam a acentuar-se, com a riqueza de poucos a erguer-se sobre a miséria de muitos.

Paz: bem essencial a uma vida digna. São múltiplos os focos de guerra alimentados pelo negócio das armas, pela ambição de homens e, também, pela sua pequenez moral e mental, provocando milhões de refugiados que todos os dias se cruzam com a morte da qual fugiram.
Universo política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)