Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Nogueira

Negociação

A negociação é um processo democrático, consagrado em lei.

Mário Nogueira 28 de Novembro de 2017 às 00:30
A negociação é um processo democrático, consagrado em lei, pelo qual governo e organizações sindicais procuram posições de compromisso mútuo.

Os domínios da negociação são variados e vão desde a relação laboral às condições de trabalho. À partida, as partes apresentam posições distintas e uma férrea vontade de as fazer prevalecer.

Ao longo do processo, defendem, o melhor que podem, as suas posições, levando ‘na manga’ os seus trunfos: o governo, o poder de decidir; as organizações sindicais, a força que lhes transmitem aqueles que representam. Ambas agem atentas aos sinais do outro lado da mesa.

Negociação bem sucedida é a que termina com a assunção, pelas partes, de compromissos que podem expressar-se de forma diversa, sem que haja propriamente um vencedor e um derrotado.

No caso dos sindicatos, há mesmo um duplo compromisso, o maior dos quais com aqueles que representam e que esperam capacidade para flexibilizar soluções sem, contudo, pôr em causa princípios.

Há quem não compreenda isto e considere que, se os sindicatos não saírem de gatas, então foram os governantes que se puseram de joelhos.

São aqueles que continuam a ver o mundo a preto e branco, não aceitando as inúmeras cores e tonalidades que a vida tem.
Mário Nogueira opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)