Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Nogueira

Uma festa democrática

A escola pública não se destina a servir interesses particulares.

Mário Nogueira 14 de Junho de 2016 às 00:30
Com o propósito de denegrir a Escola Pública têm circulado muitas falsidades e sido lançadas algumas calúnias. Percebida a imoralidade e ilegalidade de contratos de associação que têm permitido cobrar oferta privada onde existe pública, alguns operadores, para desviarem a atenção do problema, puseram a circular mentiras e moveram campanhas persecutórias.

Ao contrário do que têm insinuado esses operadores privados, a Escola Pública e os seus profissionais têm qualidade; a Escola Pública não é mais cara; o grave problema do desemprego docente está longe de resultar do corte de turmas em contrato de associação; a liberdade de escolha não é questionada desde que ao direito se associe o dever de pagar a opção privada.

A Escola Pública tem ainda enormes vantagens: é fator de igualdade de oportunidades; promove a inclusão social e educativa; é diversa nas suas respostas; não se destina a servir interesses particulares; não move campanhas negativas contra respostas de outra natureza, organizações ou pessoas. Estas são razões para que, no sábado, a Marcha em defesa da Escola Pública se transforme na festa de quem sabe que serve o bem de todos. Uma festa democrática.
Mário Nogueira opinião
Ver comentários