Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Pereira

Benfica: antes Jesus agora Nico Gaitán

Se Gaitán espirra, logo se diz que a equipa está constipada.

Mário Pereira 7 de Novembro de 2015 às 00:30
Ao longo dos seus 111 anos de vida, o Benfica teve fabulosos jogadores de futebol. Alguns deles, sem favor, dos melhores do Mundo. Porque seria injusto fazê-lo, sob risco de omissão, dispensamo-nos de elaborar um rol, ainda que Eusébio, nas deambulações da memória, ganhe vida própria e aflua de forma impulsiva.

Nestas onze décadas de existência do emblema da águia, já houve períodos em que a influência de determinados jogadores foi marcante. Nessas alturas, costumamos dizer que a equipa foi X ou Y e mais dez. O Benfica dos nossos dias vive um desses momentos. Hoje, a grande figura da equipa é Gaitán, numa desproporção de valor absolutamente desmesurada em relação aos seus companheiros.

Jogo após jogo, o argentino marca o diferença, depois de marcar o ritmo durante os 90 minutos. E, pelo que se tem visto, se por alguma razão Gaitán aqui ou ali falha, se passa mais despercebido num jogo ou apenas se espirra, logo se diz que a equipa se constipou. Depois de um verão agitado, o futebol do Benfica precisava de uma nova figura tutelar, de alguém que se destacasse, de forma a evitar um sentimento de orfandade. Antes havia o Benfica de Jesus, líder pelo carisma. Hoje existe o Benfica de Gaitán, líder pela qualidade.

Outra vez André
André André afirma-se, jogo a jogo, como figura de proa do FC Porto. À fibra que o pai tinha, quando vestiu a camisola dos dragões, o filho pródigo acrescenta a dimensão técnica. Tem lugar reservado para o Euro 2016. 

Venham flores
Benfica e FC Porto estão prestes a carimbar a passagem aos ‘oitavos’ da Champions. A Seleção é 4.ª no ranking FIFA. Visto assim, o futebol português é um jardim à beira-mar plantado.

Domingo cheio
Acontece pela segunda vez nesta época os três ditos grandes jogarem ao domingo. Na outra vez foi no dia das eleições legislativas. Que se passa?
Benfica Eusébio Gaitán Jesus André André FC Porto futebol
Ver comentários