Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Mário Pereira

Benfica ao ritmo de impulsos externos

Agora, os sete pontos de atraso têm outro peso. São reais.

Mário Pereira 19 de Dezembro de 2015 às 00:30
O Benfica parte para a 14ª jornada com um terrível handicap: sete pontos de desvantagem para o líder do campeonato, o Sporting de Jorge Jesus.

Não é apenas o Sporting, note-se, é o Sporting de Jorge Jesus, algo que irrita ainda mais os adeptos da águia e os faz ferver e ir para a porta do estádio ou do centro de treinos protestar sempre que a sua equipa derrapa, como aconteceu nesta semana na ilha da Madeira, frente ao União. Era um jogo em atraso, dava a sensação de que os oito pontos não passavam de uma aparência provocada por um desfasamento de calendário imposto por humores de meteorologia.

Agora, os sete pontos têm outro peso. São reais. Foi também esta tomada de consciência, aliada a uma exibição pífia num daqueles encontros em que falhar é proibido, que deixou a turba benfiquista desanimada.

Nesta semana, só mesmo o golo de Rui Fonte, jogador do Sp. Braga, que atirou o Sporting (de Jorge Jesus) para fora da Taça de Portugal, animou as hostes encarnadas. E nem se pode levar a mal o sentimento, até porque Fonte, recorde-se, é jogador do Benfica, a jogar sob empréstimo no Minho. Um avançado contratado na Luz por indicação de Jesus. E formado no Sporting. O futebol, bem vistas as coisas, tem coisas giras. 

Silbatos, ¿qué es?
A frase poderia ser dita por Julen Lopetegui. Significa ‘Assobios? O que é isso?’. A pergunta não é retórica, tem resposta: é a forma de os adeptos do FC Porto dizerem que não gostam das exibições da sua equipa. Usted entiende?

Rapidez em Belém
O Belenenses escolheu para treinador o desconhecido Julio Velázquez, poucas horas depois de Sá Pinto se ter demitido. Tão rápida foi a SAD que parecia já ter o espanhol na manga. Será?

Regresso à ilha
A ilha da Madeira não sai do horizonte. Amanhã é o Sporting, na ressaca de Braga, que lá joga com o União. Se o nevoeiro deixar, é claro.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)