Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Alexandre Ganhão

Maçonaria cria Loja Mário Soares

Grão-Mestre do GOL autorizou a constituição da Loja Maçónica Mário Soares.

Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 23 de Janeiro de 2017 às 00:31
Numa iniciativa de José Adelino Maltez, candidato ao lugar de grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL) nas eleições que se vão realizar no próximo mês de junho, e com assinaturas de cerca de 80 maçons daquela obediência, foi aprovado pelo Conselho da Ordem uma petição para a criação de uma Loja ‘ad hoc’ titulada Mário Soares.

Segundo apurou o Correio Indiscreto, o atual grão-mestre, Fernando Lima, autorizou a constituição desta loja, com o objetivo de realizar, com a maior brevidade possível, uma sessão ritual fúnebre em honra ao ex-Presidente Mário Soares. Recorde-se que, em 1972, Soares, exilado em Paris, aderiu à Grande Loge de France como forma de obter apoio para a fundação do PS, tendo posteriormente passado ao estado de ‘adormecido’.

Para já, a loja apenas terá existência formal durante a realização daquela homenagem, mas nada impede que uma outra iniciativa possa levar à constituição definitiva de uma loja com a designação do nome do fundador do PS.

Nesta iniciativa conjugam-se as vontades dos dois principais candidatos ao cargo de grão-mestre: José Adelino Maltez e Fernando Lima, que deverá apresentar formalmente a sua recandidatura num congresso a realizar na próxima semana. Os dois únicos candidatos ao mais alto cargo do GOL pertencem, curiosamente, à mesma loja, a Loja Universalis, o que vai trazer certamente alguns problemas ao venerável que lidera aquela loja maçónica, que deverá tratar os dois candidatos da mesma forma.

Marcelo Rebelo de Sousa comemora um ano de eleição com Jantar
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa comemora um ano de eleição amanhã. Marcelo irá revisitar a sua única sede de campanha, na Junqueira, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, e deverá convidar um pequeno grupo de amigos, assim como a sua pequena estrutura de campanha, para um jantar num restaurante em Monsanto.

Neste encontro, deverão estar presentes, entre outros, a mandatária nacional Maria Pereira, investigadora na área da biotecnologia e medicina, considerada pela ‘Forbes’ como uma das pessoas mais talentosas do mundo com menos de 30 anos.
José Adelino Maltez Grande Oriente Conselho da Ordem Mário Soares Correio Indiscreto Fernando Lima Paris
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)