Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
5
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Alexandre Ganhão

O dinheiro do Mundo

Quanto dinheiro há no Mundo? A resposta a esta pergunta define muita coisa.

Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 2 de Dezembro de 2017 às 00:30
Quanto dinheiro há no Mundo? A resposta a esta pergunta define muita coisa. Não só separa os ricos dos super-ricos, mas coloca em perspetiva toda a estratificação social e o relacionamento entre nações. Vem isto a propósito da morte de Belmiro de Azevedo e da fortuna de 1,3 mil milhões.

Os especialistas da Visual Capitalist tentaram apurar o valor dos vários agregados monetários que existem no Mundo.

Assim, e tomando em consideração todo o dinheiro na posse de particulares (notas e moedas físicas), mais depósitos à ordem e depósitos a prazo até um ano (o chamado agregado monetário M2), temos um valor de 76,1 milhão de milhões de euros. Se quiser visualizar o número completo é só juntar 12 zeros.

Face a esta dimensão, a fortuna de Belmiro não é mais do que trocos. Mas não é o volume da riqueza que importa. É o que se faz com ela.

E nesse aspeto, Belmiro dá cartas a muito multimilionário internacional. Um euro investido pode ter uma rentabilidade de dois, cinco ou 10. E nessa conta Belmiro era imbatível. Não dava, investia e normalmente o investimento era bem rentabilizado. Sabia gerar e distribuir riqueza.

A fórmula perfeita de um empresário.
Miguel Alexandre Ganhão opinião
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)