Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Alexandre Ganhão

Portem-se bem!

O governo vai avançar com um novo código de conduta para os políticos.

Miguel Alexandre Ganhão(miguelganhao@cmjornal.pt) 6 de Agosto de 2016 às 00:30
O governo vai avançar com um novo código de conduta para os políticos. Vamos ensinar aos senhores ministros e secretários de Estado o que podem e não fazer enquanto titulares de cargos públicos.

Não arrotar à mesa, não roubar ou desviar bens alheios, não dizer palavrões, não ter comportamentos indecentes, tudo isto terá de ser codificado num diploma legal, para mostrar aos políticos que os cargos que ocupam trazem deveres acrescidos.

Tudo isto seria desnecessário se uma educação fundamental fosse ministrada. Dar uma noção clara daquilo que é bom ou mau. Do que deve ser aceite ou recusado. A necessidade de um código de conduta é uma admissão brutal de que os nossos políticos têm uma falta de educação básica. Não sabem distinguir entre o que está certo e o que está errado, ou pior, perdem essa noção quando passam da vida privada para a ribalta pública.

Esse ritual de passagem é, frequentemente, acompanhado de um deslumbramento com o poder, capaz de cegar o mais rigoroso político e o mais escrupuloso funcionário público. Um código vai resolver todas as dúvida e punir todos os infratores.
política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)