Miguel Azevedo

Jornalista

Devorado pelo sistema

05 de setembro de 2015 às 00:30
Partilhar

'Wish You Were Here' foi gravado numa altura em que a indústria discográfica era completamente absorvente, uma máquina voraz que tanto construía fenómenos como criava ‘monstros’. Na altura era impensável gravar sem uma editora. Syd Barrett podia ter sido um dos maiores ícones da história da música. Passou ao lado, ‘fritou’ como se diz na gíria, sucumbiu à pressão da fama e do sucesso, vítima do sistema, ‘entalado’ entre as exigências da chancela e a pressão da própria banda. "Sentimos que parte da loucura do Syd se ficou a dever muito às exigências da indústria discográfica", diz David Gilmour. "A celebridade não traz felicidade. O Syd foi queimado pela indústria discográfica, mas se calhar teria sido ainda mais queimado por nós", reconhece Roger Waters.

Loja... Fred Ferreira criou uma ideia útil para vender discos, que poderá contribuir para devolver alguma mística aos tradicionais registos físicos, cuja compra vai caindo em desuso. O músico e baterista acaba de criar a Kambas Case, uma pequena loja portátil que se destina à venda de cd, vinil, edições especiais ou mesmo exclusivos. A ideia é levar essas lojas quer até à rua, quer a acompanhar artistas em digressão. Uma das mais-valias, promete Fred, é que todos os vendedores serão da sua inteira confiança e formados para o efeito.

Pub

Correção... Na semana passada escrevi por lapso que os músicos António Corte Real dos UHF e Wilson dos MTA estavam a produzir o novo disco dos portugueses Barry White Gone Wrong, o que não corresponde à verdade. António Corte Real e Wilson vão sim produzir o álbum dos portugueses Insch. Pelo lapso, fica um pedido de desculpas a todos os envolvidos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar