Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Azevedo

Do zero para os milhões

Enquanto festivais como o Alive, o Super Rock, o Sudoeste e muitos outros surgidos neste milénio já nasceram com uma visão empresarial e de negócio com claros objetivos comerciais, o Paredes de Coura nasceu de forma amadora, simples e descomprometida.

Miguel Azevedo 15 de Agosto de 2015 às 00:30
Amador... Enquanto festivais como o Alive, o Super Rock, o Sudoeste e muitos outros surgidos neste milénio já nasceram com uma visão empresarial e de negócio com claros objetivos comerciais, o Paredes de Coura nasceu de forma amadora, simples e descomprometida. Nasceu da vontade de alguns amigos em passar um bom bocado. Na altura todos ajudavam a montar os palcos e as infraestruturas, faziam o catering e até faziam as camas dos artistas. Ao longo dos anos, os mesmos amigos souberam manter a amizade no trabalho e lidar com os prejuízos, por vezes com a ‘malvada’ chuva, com a falta de patrocínios e com o desprezo pelo Interior do País. Hoje, o Paredes de Coura é assumidamente um festival profissionalizado mas com alma, o mais bucólico e paradisíaco de Portugal. Começou com um orçamento de 900 euros. Hoje já vai em três milhões.

Paz e amor... O Paredes de Coura é por ventura o festival de grande dimensão mais pacífico de Portugal e muito provavelmente da Europa. Em 23 edições nunca houve uma detenção, nem sequer o registo de uma agressão.

Marca... Paredes de Coura é hoje uma marca maior do que o concelho ou o próprio País. Há três anos, a produtora Ritmos lançou o Warm Up Paredes de Coura sem fazer qualquer referência a música. Esgotou num abrir e fechar de olhos.

Sucesso... São esperadas este ano cerca de 130 mil pessoas. A três semanas do seu início já tinham sido vendidos quase quatro vezes mais bilhetes do que em igual período do ano passado. Este é o festival em que há espaço para lavar e secar roupa, banhos de água quente e piso em calçada portuguesa. Um luxo... no paraíso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)