Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Azevedo

Para lá do mainstream

Para lá dos festivais mainstream, os tais com os nomes mais sonantes da música nacional e internacional, há aqueles eventos que tendo menos destaque no espaço público são verdadeiros fenómenos dentro do fenómeno dos festivais.

Miguel Azevedo 6 de Agosto de 2016 às 00:30
Fenómeno... Para lá dos festivais mainstream, os tais com os nomes mais sonantes da música nacional e internacional, há aqueles eventos que tendo menos destaque no espaço público são verdadeiros fenómenos dentro do fenómeno dos festivais. Entre eles está o inigualável Boom Festival, evento que começa dia 11 e termina a 18, em Idanha-a-Nova, ele que já foi considerado pela revista norte-americana ‘Rolling Stone’ "um dos sete mais selvagens e transformadores festivais do Mundo" e pelo jornal britânico ‘The Guardian’ um dos dez melhores festivais da Europa. Este ano, espera-se 90% de público estrangeiro de mais de 150 nacionalidades (a maioria franceses). O Boom Festival movimenta perto de 13 milhões de euros a cada edição e tem um impacto direto de 30 a 35 milhões na economia nacional, dizem os responsáveis. Escondido numa espécie de vale encantado, o evento que já foi distinguido como o Festival Mais Ecológico da Europa celebra uma certa cultura alternativa, ecológica e visionária. Muitos dos participantes deslocam-se de bicicleta ou à boleia, andam de jerricans ao pescoço, comem fruta, pernoitam em bancos de jardim, ao relento, e até há relatos de festivaleiros que acordam em celeiros ou estábulos da região e que a acabam por ajudar os habitantes no trabalho agrícola e pecuário.

Prémio?... Os prémios UK Festival criaram a categoria ‘Best Overseas Festival’ para distinguir os melhores festivais realizados fora do Reino Unido. Tendo em conta que o Nos Alive bateu este ano todos os recordes, com mais de 31 mil estrangeiros, e sabendo-se que a grande maioria eram precisamente britânicos, é possível que o festival de Álvaro Covões venha a arrecadar mais um galardão um dia destes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)