Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Azevedo

Perdido para sempre

'Ar de Rock', o disco de estreia de Rui Veloso, foi simplesmente apagado.

Miguel Azevedo 19 de Dezembro de 2015 às 00:30
Fitas...
A admiração e respeito que tenho por quem começou a fazer música nos anos 80 é proporcional à facilidade que hoje qualquer miúdo mais novo do que o puto Rui Veloso quando gravou o ‘Chico Fininho’ tem em fazer um disco, até no quarto de sua casa.

Nos anos 80, os instrumentos eram caros, os estúdios eram onerosos, gravava-se em fita, as bobines eram caríssimas e nem as editoras tinham grande dinheiro para investir. Rui Veloso, já se sabe, chegou à editora Valentim de Carvalho pelas mãos da mãe, que andava preocupada com o filho, à data mais interessado na música do que nos estudos, e porque ninguém imaginou que aquele franzino de óculos iria ser o pai do rock português as suas primeiras gravações não foram salvaguardadas.

"As bobines eram muito caras, e o que se fazia era regravar por cima", lembra Rui Veloso. ‘Ar de Rock’, o seu disco de estreia, e um dos mais importantes da história da música portuguesa, foi simplesmente apagado. "Ainda me lembro de o engenheiro desse disco, o Zé Fortes, dizer à editora que se não quisesse comprar as fitas teria de gravar por cima. E como a editora não comprou perderam-se para sempre os originais multipistas do ‘Ar de Rock’. Se eles soubessem o que vinha a seguir, claro que tinham comprado. Só que ninguém contava que aquilo vendesse trinta mil."

Sugestão...
PZ (lá está, um músico que começou a fazer música no quarto com um computador, um sampler e dois sintetizadores aos 16 anos) encerra hoje no Clube Ferroviário, Lisboa, a Tour da Nave-Mãe, de apresentação do disco ‘Mensagens da Nave-Mãe’. Neste espetáculo, PZ faz-se acompanhar de uma estrutura de três metros (a Nave-Mãe), onde será projetado um espetáculo de videomapping.
Rui Veloso Chico Fininho Valentim de Carvalho Zé Fortes Clube Ferroviário PZ música concerto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)