Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
6
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Miguel Guimarães

Ética e vacinação

Indecisão da DGS não tem fundamentação sólida.

Miguel Guimarães 27 de Maio de 2021 às 00:30
A segurança e eficácia das vacinas contra a Covid-19 têm alimentado longos debates, bem como que grupos de pessoas devem ser vacinadas. Há, contudo, uma dimensão que tem ficado de fora e que teria ajudado a que fossem tomadas decisões mais acertadas. Refiro-me à ética. Existiram vários momentos em que teria sido útil, mas concentremo-nos no que ainda podemos evitar.

As indicações sobre a vacina VAXZEVRIA® foram alteradas desde que a vacina chegou ao país. Primeiro era apenas para as pessoas com menos de 65 anos e agora é só para quem tem mais de 60. O problema é que há quem tenha menos de 60 anos e tenha recebido a primeira dose quando vigorava a norma anterior. Agora, quando deviam fazer a segunda dose, têm duas alternativas: assinar um consentimento informado em como conhecem os riscos ou esperar por alternativas, sem data prometida, o que pode comprometer a imunidade individual e coletiva. Esta decisão da DGS de restringir a vacina a estas idades não tem fundamentação sólida, mas sobretudo não é eticamente adequado pedir um consentimento expresso no contexto global da vacinação em curso. Pela tranquilidade e confiança no plano de vacinação, é urgente rever as normas.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Covid-19 questões sociais saúde medicina preventiva
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes