Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Octávio Ribeiro

Opacidade do vídeo-árbitro

Televisão deve mostrar em tempo real imagens do vídeo-árbitro.

Octávio Ribeiro(octavioribeiro@cmjornal.pt) 10 de Setembro de 2017 às 00:31
A figura do vídeo-árbitro visa trazer para o futebol uma melhor noção de justiça. O recurso a imagens das câmaras, que o operador televisivo distribui de forma a apanhar o máximo de ângulos de qualquer jogada (acrescidas de câmaras que a FPF garante ter contratadas para reforçar a bondade das decisões), pode aproximar as decisões de arbitragem da objetividade do julgamento com base na verdade material.

O cumprimento deste nobre desígnio requer o máximo de transparência na relação entre os que julgam e os milhões de testemunhas dos factos ajuizados. É necessário que a realização televisiva e os ecrãs dos estádios integrem em tempo real as imagens visionadas pelo vídeo-árbitro. Sem que se dê esse passo, e sem que o árbitro de campo possa explicar de viva voz a decisão (com um microfone ligado à instalação sonora do estádio, como se passa no râguebi e no futebol americano), a sensação que fica é a de que o vídeo-árbitro é mais um nevoeiro gerador de opacidade e uma arma que pode ser usada de forma discricionária, em favor de uns e prejuízo de outros.

Apesar da versão tomada pública pelo vídeo-árbitro mantêm-se as perguntas: a decisão de anular o golo ao Portimonense, que deixava o Benfica empatado em casa nos últimos minutos, foi tomada com base nas imagens da Benfica TV?

Se o lance tivesse sido no lado contrário, a Benfica TV teria produzido a linha que estabelece o milimétrico fora de jogo, depois sancionado pelo vídeo-árbitro?

Sem a dita linha, o dito árbitro teria meios independentes, fornecidos pela FPF, para decifrar a posição milimetricamente ilegal do jogador? Sem cabais respostas a estas questões, a sensação que fica é a de que o vídeo-árbitro é mais um instrumento de poder dos grandes contra os pequenos. E, no caso dos jogos do Benfica em casa, que as imagens selecionadas por funcionários do Benfica podem ser usadas para decidir em causa própria.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)