Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Padre António Rego

João Paulo II - Totus tuus -

Não constitui exagero dizer que são João Paulo II é o papa de Fátima.

Padre António Rego 12 de Maio de 2017 às 00:30
Foi o brasão, o lema, a paixão de João Paulo II. Totus tuus: Todo teu, Maria. Foi a consagração da sua vida a Nossa Senhora. Era a expressão da dádiva completa, de nada lhe pertencer de corpo e alma, porque tudo foi entregue à Mãe de Jesus.

Alguns chegaram a considerar "excêntrico" este tipo de espiritualidade, porque o centro é Cristo. E o Concílio acentuou essa centralidade na vida de cada cristão. Mas João Paulo II também tinha a sua história ligada à Mãe de Jesus e viveu intensamente a Senhora de Chestochova – a Fátima do povo polaco.

Por isso também entendeu Fátima quando notou que a bala, que o atravessara e que por um nada não lhe retirou a vida, aconteceu a 13 de Maio. E quis saber mais da Cova da Iria. Um ano após o atentado -1982 – decide vir a Fátima como peregrino.

Volta em 1991 e no ano 2000 está de novo em Fátima. Integra-se por no terceiro segredo que referia um atentado ao "homem vestido de branco". Beatifica os pastorinhos e abre a porta para a canonização que acontecerá amanhã.

Não constitui exagero dizer que S. João Paulo II é o Papa de Fátima. Ele próprio se integra nas revelações de 13 de Maio. Do outro lado celebra connosco o centenário.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)