Eduardo Cintra Torres

À espera da chuva de Setembro

02 de setembro de 2016 às 00:30
Partilhar

No domingo, a TV generalista teve a mais baixa audiência de que me lembro em dias comuns, sem bola ou outro grande evento: 45,4%; e o cabo atingiu 41%. Nem as estreias de Setembro, nem a chegada de mais dois canais da RTP à TDT evitarão esta corrosão.

Qual a ficção que atrai a audiência com mais poder de compra? Séries. Americanas, inglesas, às vezes de outros países. Os generalistas, quando as passam, atiram-nas para horários de menor audiência. Como na maionese, audiência e generalistas deslassam.

Pub

Uma nova novela da TVI, ‘A Impostora’, tem como personagens de partida duas gémeas. Todos os anos há um enredo com gémeos em novelas. Leva ao paroxismo as histórias de laços de sangue e, suponho eu, tem-se duas personagens pelo preço de um actor.

Já ‘Amor Maior’, da SIC, actualiza pela enésima vez os contos da princesa que guardava patos e da gata borralheira: o pai expulsa de casa a filha, falsamente acusada, a madrasta é um horror, e o príncipe encantado tem de descobrir que ela é a boazinha.

Regresso do cristianismo como realidade comum, depois de décadas de generalizado agnosticismo, pela porta grande da TV: nos EUA e em França, séries; no Brasil, novela de êxito; em Portugal, o centenário de Fátima originará pelo menos duas séries.

Pub

Até agora, o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP só cumpriu uma missão: ajudou, com muita "independência", o ministro Poiares Maduro (PSD) a despachar a anterior administração. O CGI não está lá para empatar, mas se nada faz ou diz, serve para quê?

Tendências: Fim

Donald Trump, que, para ir longe, fez de personagem de reality show, chegou a candidato à presidência dos EUA. Mas a campanha eleitoral americana é longuíssima, cerca de um ano. A TV também vai permitindo ver contradições, personalidade, mentiras, superficialidade. Trump parece estar a entregar uma vitória retumbante a Hillary Clinton. Pela TV se ganha, pela TV se perde. 

Pub

Afundanço

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar