A História repete-se sempre, pelo menos duas vezes, disse Hegel. Karl Marx acrescentou: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.
Passos Coelho falava em cofres vazios quando chegou ao governo, a UTAO aponta que a coligação gastou só em novembro 278,3 milhões de euros da chamada ‘almofada financeira’, assim a modos de quem vier a seguir feche a porta. Esclarecedor.
"Vejo os nossos adversários a falar do Estado Social. Mas quem deixa o país na bancarrota é quem trata do Estado Social? Como é que um país com os cofres vazios pode pagar a educação, a saúde ou a segurança social?", questionava o antigo primeiro-ministro após chegar ao poder.
A Unidade Técnica de Apoio Orçamental divulgou agora mais números. Reveladores. A coligação PàF foi à ‘almofada’ e gastou em novembro 278,3 milhões de euros. Entre janeiro e outubro investiu, digamos assim, 351,5 milhões.
Em onze meses, o governo PSD-PP consumiu 629,8 milhões de euros, 67% do total da famosa ‘almofada’ que deu origem ao mito dos cofres cheios. Só mais uma nota: 30% foram gastos no último mês de liderança do país.