Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Pedro Meireles

Cabritos...

Os tribunais devem decidir a melhor solução de cada caso.

Pedro Meireles 3 de Outubro de 2015 às 00:30
Num café, os cidadãos, seja qual for a sua profissão ou credo, podem e devem, com absoluta liberdade, debater todos os assuntos e usar a linguagem mais expressiva, vulgo popular.

Os tribunais, quando decidem, embora o façam em nome do povo, devem decidir a melhor solução de cada caso concreto e fazê-lo com objetividade, extirpando a sua decisão de quaisquer opiniões ou considerações que, com facilidade, vão além do caso que decidiram e permitem outras conclusões que, desde logo, permitem perscrutar pela "intencionalidade" subjacente à própria decisão e alimentar discursos conspirativos que em nada credibilizam, desde logo, os decisores.

Usar provérbios populares para caracterizar indícios da prática de crimes ou adjetivar o comportamento processual das partes é uma forma de decidir que deve ser erradicada de todas as decisões judiciais, porque decidir um caso concreto deve ser somente isso, decidir. Não pode significar dar opiniões cujas consequências depois não se tiram, deixando no ar uma suspeição, e isso descredibiliza os visados por tais apreciações e os próprios decisores, deixando mal, sobretudo, a justiça.
opinião pedro meireles cabritos
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)