Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Pedro Santana Lopes

A tripla dimensão

É um luxo isto que Portugal tem, este património de laços potenciado por talento inato.

Pedro Santana Lopes 8 de Julho de 2016 às 01:45
Mesmo antes de ser disputada a final do Europeu, há uma ilação que pode ser retirada de tudo o que fomos vendo ao longo destas semanas da competição em França e que é bem significativa. Refiro-me a três dimensões. A primeira tem que ver com o facto de o futebol e a Seleção Nacional tomarem cada vez mais conta, nos seus jogos mais intensos, das sociedades no seu conjunto.

O futebol já não é só um desporto para homens ou para adultos. Crianças, jovens, adultos mais idosos, mulheres e homens, todos vão para os estádios, todo vão para as "fun zones" ou para os "futebol parks", todos vibram.

De norte a sul do País e nas regiões autónomas, ecrãs gigantes na rua proporcionam aglomerações equivalentes a grandes manifestações, como, por exemplo, na Alameda Dom Afonso Henriques, em Lisboa, ou na Avenida dos Aliados, no Porto. Mas aconteceu do Minho ao Algarve, e nessas aglomerações viam-se mulheres e homens, de todas as idades, em delírio coletivo.

A segunda dimensão reside no que tem sido a demonstração de força e de amor à pátria dos nossos emigrantes residentes em França ou noutros países contíguos. E a esse propósito refira-se como foi absolutamente extraordinária a demonstração de portuguesismo no Parque dos Príncipes e, em certa medida, também em Lyon. Os franceses nunca devem ter visto tantos portugueses juntos e, ainda para mais, na sua avenida principal, à volta do Arco de Triunfo e em redor da Torre Eiffel, iluminada e decorada com as cores nacionais de Portugal.

A terceira dimensão resulta da sensação também absolutamente extraordinária que é proporcionada com as imagens que vão chegando de Timor a propósito das celebrações nas ruas de Díli mal acabam os jogos da Seleção portuguesa. A quantidade de pessoas, centenas, milhares, que de carro, moto ou a pé empunham bandeiras portuguesas e buzinam pelas ruas madrugada fora para celebrarem a vitória de Portugal é algo de único e espetacular.

Quantos países têm isto? Nem na Commonwealth, nem na francofonia, nem nos países que falam castelhano se celebra de modo intenso nas ex-colónias os triunfos das seleções dos países outrora colonizadores.

O ativo que representa esta tripla dimensão, da força do futebol sobre toda a sociedade, da ligação dos emigrantes com a sua pátria e do sentimento profundo da lusofonia, merece ser aproveitado de uma forma muito mais ousada, muito mais imaginativa, muito mais inovadora e muito mais eficaz.

É um luxo aquilo que Portugal tem, este património de laços, ainda por cima potenciado por um talento inato português para a prática do desporto que entusiasma o Mundo inteiro.

Festa na praia e curtas
Éa maior festa de praia da Europa, aquela que se vai realizar durante este fim de semana na belíssima Praia do Relógio, na Figueira da Foz. Vão ser três dias de muita música e animação, com vários DJ convidados, das 15h00 às 24h00, já a partir de hoje.

Mais a norte, em Vila do Conde, realiza-se a 24ª edição do festival internacional dedicado às curtas-metragens do cinema contemporâneo. O Teatro Municipal e a Solar-Galeria de Arte Cinemática vão receber as competições nacional, internacional e experimental. Vai decorrer também o Curtinhas, uma secção onde o júri que escolhe as melhores películas é composto por crianças.

Há ainda a destacar os filmes-concerto que levam a Vila do Conde músicos como os Tindersticks, Jay-Jay Johanson e The Legendary Tigerman.

Um unificador e homem de fé
Seja qual for o resultado da Final – acreditando mesmo na vitória de Portugal –, merece desde já ser elogiada a forma como Fernando Santos sabe ser, em permanência, igual a si próprio. Nunca foi uma personalidade muito carismática e que incendeie os ânimos dos adeptos, do estilo José Mourinho. Mas é um homem ponderado, sabedor, reto. É um mobilizador, um unificador, um homem de Fé e um treinador com muitas provas dadas.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)