Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Ricardo Ramos

O elefante na sala

Olhando para as fotos do G7, uma coisa salta à vista: a descontração e o alívio no rosto dos líderes mundiais por não terem de andar constantemente em bicos de pés para não irritarem um bebé chorão e maldisposto.

Ricardo Ramos 14 de Junho de 2021 às 00:30
Olhando para as fotos do G7, uma coisa salta à vista: a descontração e o alívio no rosto dos líderes mundiais por não terem de andar constantemente em bicos de pés para não irritarem um bebé chorão e maldisposto. Desta vez, não houve apertos de mão que mais pareciam braços de ferro, líderes empurrados para um canto para alguém ficar mais à frente na foto, uma pessoa sentada de braços cruzados a olhar teimosamente em frente enquanto os outros em seu redor tentam, exasperados, trazê-lo à razão.

Joe Biden chegou à Europa com a garantia de que a América “está de volta” após quatro anos de tensão e isolacionismo. Trouxe serenidade, civismo e, acima de tudo, previsibilidade, tendo sido recebido de braços abertos e com um suspiro coletivo de alívio, mas também com um pé atrás. As democracias mais ricas do Mundo anseiam pelo regresso da ‘velha’ América, mas temem que esse regresso não seja definitivo e que a “lufada de ar fresco” trazida por Biden seja passageira, um mero parêntesis antes do retorno ao passado recente. É bom poder voltar a confiar nos EUA, mas se calhar é melhor não criar demasiadas expectativas, não vá o elefante na sala regressar. 
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes