Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
3
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Rui Pereira

O futuro do homem

A emancipação da mulher confirma o triunfo do homo sapiens.

Rui Pereira 25 de Novembro de 2017 às 00:30
Notícias recentes dão-nos conta da descida do número de femicídios (homicídios de mulheres, apenas por serem mulheres) nos dois últimos anos: sem referir as tentativas, algumas das quais não contabilizadas, 47 mortas em 2014; 29 em 2015; 22 em 2016. É um dado positivo, apesar de a violência doméstica continuar a ser uma das prioridades da nossa política criminal.

Devemos encarar com cautela esta evolução. A guerra civil entre o Portugal antigo (no pior sentido) e um Portugal moderno, orientado por valores de liberdade e igualdade não acabou. Maridos, companheiros e namorados roídos por um ciúme mórbido reagem a infidelidades reais e imaginárias a tiro ou à facada, como se as mulheres fossem sua propriedade pessoal.

É preciso compreender os ciclos mais longos. Em cerca de quarenta anos, a mulher deixou de ser tratada como uma perpétua criança, afastada do Universidade e despojada de direitos políticos (só o chefe de família podia votar), familiares (precisava de autorização conjugal para viajar ao estrangeiro) ou profissionais (não podia ser magistrada nem militar). Eppur si muove!

A pior reacção às boas novidades seria começar a celebrar vitória. Para além da intervenção social e das medidas securitárias, é preciso prevenir precocemente estes crimes. O trabalho deve começar na família e na escola, através da interiorização de normas anti-discriminatórias, e tem de continuar nas instituições tradicionais, sejam religiosas, culturais ou desportivas.

Num dos seus versos mais citados, Aragon garantiu que "a mulher é o futuro do homem". Descontada a terminologia suspeita à luz do politicamente correcto, que reclama o uso da palavra "humanidade" com óbvio prejuízo poético, a mulher continua a ser o nosso futuro, por a sua emancipação confirmar, em definitivo, o triunfo do homo sapiens sobre o homem de neanderthal.
Portugal Universidade Eppur Aragon questões sociais política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)